Rádio Alternativa FM - Planaltina/DF
Publicidade
Publicidade
Planaltina/DF
Min.
Máx.
Hemocentro celebra Dia Nacional do Doador Voluntário
25/11/2017

Para marcar data, fundação promove atividades neste sábado (25). Governador esteve no local para doar sangue. Atendimento segue até as 18 horas

Neste sábado (25), em que é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília reforça a importância da doação e promove atrações extras para incentivar o ato.
 
O governador Rodrigo Rollemberg e o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, estiveram no Hemocentro de Brasília para doar sangue neste sábado (25), Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. 
Foto: Andre Borges/Agência Brasília
Quem chega ao local hoje encontra diversas apresentações musicais, além de ganhar um camiseta após doar.
 
O órgão obteve cerca de 45 mil coletas de janeiro a outubro deste ano. Em 2016, foram 56.760 doações, que possibilitaram mais de 70 mil transfusões — de acordo com a fundação, o material coletado de um doador pode ajudar ate quatro pacientes.
 
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no local no início da manhã para doar sangue. Ele estava acompanhado do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e da presidente do Hemocentro, Miriam Daisy Calmon Scaggion.
 
“Doar não dói. Doar é um gesto de solidariedade, de amor ao próximo, que faz a nossa cidade melhor”, disse Rollemberg, ao convidar a população para ajudar também.
 
Quem também aproveitou o fim de semana para ajudar foi o ladrilheiro João Mendes da Silva, de 64 anos. Morador de Samambaia, ele contou que doa de forma voluntária desde 1976.
 
“Sempre gostei de doar. Se tem alguém precisando, eu venho; se não tem, venho também, porque alguém vai precisar do mesmo jeito”, disse, enquanto aguardava o início do procedimento.
 
O Hemocentro funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3
Segundo o diretor-executivo do Hemocentro-DF, Jorge Vaz, a instituição consegue, por dia, uma média de 150 coletas. “O que dá em torno, dependendo do mês e do movimento, entre 4 e 5 mil doações por mês, que é o suficiente para atendermos às necessidades da rede pública de saúde.”
 
Ele ressaltou, no entanto, que o estoque é dinâmico e a necessidade de novas doações é constante. Além de toda a rede pública do DF, a unidade atende hospitais conveniados.
 
Como doar sangue no Hemocentro de Brasília
O Hemocentro funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde.
 
Quem fez tatuagem há menos de 12 meses não pode doar, nem pessoas que já tiveram hepatite do tipo B ou C ou têm problemas cardíacos.
 
Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar a ingestão de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação.
 
É preciso apresentar documento de identidade com foto. Grupos com mais de 10 pessoas devem agendar atendimento por telefone, no (61) 3327-4413. O agendamento individual não é obrigatório, mas pode ser feito pelo número 160, opção 2.
 
EDIÇÃO: MARINA MERCANTE
Fonte: SAMIRA PÁDUA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
21:00 as 21:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Ed. Plaza Shopping - SCC Qd. 01, Bloco D - Planaltina/DF
Fale Com Diretor
(61) 9209-9313
Horário de atendimento
08:00 AS 18:00 HS