Rádio Alternativa FM - Planaltina/DF
Publicidade
Publicidade
Planaltina/DF
Min.
Máx.
DER-DF doa carros para curso de manutenção automotiva do Instituto Federal de Brasília
13/04/2018

Veículos estavam em desuso e, agora, servem para alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) doou 19 veículos que estavam em desuso para o Instituto Federal de Brasília (IFB). A doação serve como material de estudo para os 250 matriculados no curso técnico em manutenção automotiva oferecido no campus da Estrutural.

Viaturas em desuso pelo DER-DF agora são utilizadas pelo IFB no curso de manutenção automotiva. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
São um reboque, dois caminhões, três motos e 13 carros. De acordo com o DER, a maioria deles tem mais de 20 anos de uso e seria leiloada.

Professor do curso, Erich Douglas de Souza conta que apenas três automóveis estavam disponíveis para as aulas. Agora, a parte prática tem melhor aproveitamento.

“Com a maior rotatividade dos veículos no laboratório, os alunos passam a ter acesso a uma diversidade de motores, combustíveis e características dos veículos”, diz o docente.

Os automóveis chegaram ao campus entre 26 e 28 de março e já estão sendo usados pelos estudantes.

“Com os novos veículos, os alunos têm acesso a uma diversidade de motores, combustíveis e características automotivas”
Erich Douglas de Souza, professor no IFB do curso técnico em manutenção automotiva
Erich esclarece ainda que, apesar dos reparos, nenhum dos veículos poderá voltar a rodar nas vias do DF. Todos foram baixados do sistema do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e não têm mais placa nem chassi. “Eles entraram no campus como material didático”, explica.

Thiago Borges, de 24 anos, é aluno do segundo semestre e procurou o curso com o intuito de abrir a própria oficina. “Sou apaixonado pela área automotiva. O IFB tem uma metodologia de ensino muito interessante. Não é como outros cursos de mecânica. A gente não aprende só a trocar peça, tem o conhecimento mais aprofundado.”

Sobre a chegada do material, o rapaz diz que é de grande ajuda para o aprendizado da atividade profissional que quer seguir.

IFB abre seleção para o curso de manutenção automotiva duas vezes por ano
O técnico em manutenção automotiva é um profissional com conhecimento dos diferentes sistemas e deve ser hábil para fazer inspeções nos veículos e diagnosticar defeitos nos sistemas mecânicos e eletroeletrônicos.

Duas vezes por ano, a instituição abre processo seletivo por meio do site. Caso a demanda seja maior que a oferta, há sorteio e fila de espera.

A prática começa já no segundo semestre dos quatro que os alunos têm de cursar e é grande parte das 1.360 horas de curso.

O profissional formado na área pode abrir o próprio negócio ou atuar em montadoras de automóveis, concessionárias e revendas, oficinas mecânicas, empresas de fabricação e comercialização de equipamentos de diagnóstico.

EDIÇÃO: MARINA MERCANTE

Reportagem: DÁVINI RIBEIRO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Encontros - Kelly gomes
10:00 as 13:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Ed. Plaza Shopping - SCC Qd. 01, Bloco D - Planaltina/DF
Fale Com Diretor
(61) 9209-9313
Horário de atendimento
08:00 AS 18:00 HS