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Sistema Eletr√īnico de Informa√ß√Ķes chega aos 92 √≥rg√£os do governo de Bras√≠lia
12/06/2018

Economia com uso de papel √© de R$ 2 milh√Ķes ao ano. Redu√ß√£o de despesas inclui tamb√©m gastos com toner, impressora, clips e grampeador

O governo de Bras√≠lia implementou o Sistema Eletr√īnico de Informa√ß√Ķes (SEI) em todos os 92 √≥rg√£os da administra√ß√£o direta e indireta do Distrito Federal. O evento comemorativo ocorreu na tarde desta ter√ßa-feira (12), no Audit√≥rio da Escola de M√ļsica de Bras√≠lia, na 602 Sul. ‚ÄúA ferramenta possibilita economia de papel, agilidade, transpar√™ncia e rastreabilidade. √Č a moderniza√ß√£o do servi√ßo p√ļblico‚ÄĚ, disse o governador Rodrigo Rollemberg sobre a implementa√ß√£o do SEI em todo o governo. Foto: Renato Ara√ļjo/Ag√™ncia Bras√≠lia O SEI √© uma ferramenta de gest√£o de processos que permite substituir pastas e arquivos f√≠sicos por documentos eletr√īnicos. Desde 23 de maio, os processos s√£o gerados exclusivamente dentro do sistema. Com a plataforma, o governo de Bras√≠lia pode ser considerado 100% eletr√īnico. Hoje, h√° 126.432 servidores utilizando o SEI. ‚ÄúA ferramenta possibilita economia de papel, agilidade, transpar√™ncia e rastreabilidade. √Č a moderniza√ß√£o do servi√ßo p√ļblico‚ÄĚ, disse o governador Rodrigo Rollemberg, no evento para comemorar a implementa√ß√£o total do SEI no governo. Al√©m dos 126 mil servidores que j√° usam o sistema, h√° 10.409 usu√°rios externos. ‚ÄúPara mim, o maior ganho √© na velocidade dos processos. Cada tramita√ß√£o demorava de 24 a 48 horas. Hoje, grande parte delas √© conclu√≠da na metade do tempo. H√° ganhos, tamb√©m, na rastreabilidade. Ficou mais f√°cil acompanhar os processos‚ÄĚ, explicou o secret√°rio de Planejamento, Or√ßamento e Gest√£o, Renato Brown. No Brasil, mais de 100 √≥rg√£os federais, estaduais e municipais j√° utilizam o SEI para a gest√£o de documentos eletr√īnicos, al√©m de outros 250 √≥rg√£os que est√£o em processo de implementa√ß√£o. N√ļmeros do SEI O sistema oficial para a gest√£o eletr√īnica de documentos do DF opera, atualmente, com uma movimenta√ß√£o de 5,498 milh√Ķes de documentos e mais de 1,430 milh√£o de processos. De acordo com a Secretaria de Planejamento, isso representa uma economia de R$ 2 milh√Ķes ao ano somente em papel, al√©m da redu√ß√£o de gastos com toner, impressora, clips e grampeador ‚Äď entre os √≥rg√£os que aderiram ao sistema h√° pelo menos um ano. SEI reduziu tempo de espera do cidad√£o Como exemplo de melhorias gra√ßas ao SEI, pode-se citar a redu√ß√£o do tempo de tramita√ß√£o da fase de julgamento dos processos de autos de infra√ß√£o do Instituto Bras√≠lia Ambiental (Ibram). A espera, que chegou a ser de sete meses, passou para tr√™s meses. A Secretaria de Planejamento √© respons√°vel por treinar servidores e iniciar o processo de implementa√ß√£o do SEI em todo o governo A diminui√ß√£o do uso de pap√©is tamb√©m foi expressiva. Na Secretaria de Sa√ļde, em abril de 2017, o controle de malotes recebia 15.103 documentos e processos. Um ano depois, o n√ļmero caiu para 5.486. A redu√ß√£o de cerca de 30% no n√ļmero de malotes encaminhados a outros √≥rg√£os e do prazo de tr√Ęmite do processo de aposentadoria s√£o alguns dos resultados percebidos na Secretaria de Educa√ß√£o. A implementa√ß√£o do SEI nos √≥rg√£os do DF O Corpo de Bombeiros foi o primeiro √≥rg√£o a receber o sistema. A corpora√ß√£o, que o implementou como projeto-piloto em novembro de 2014, reduziu o uso de papel em 80%. Em 2016, a Secretaria de Planejamento, Or√ßamento e Gest√£o tornou-se o √≥rg√£o central de implementa√ß√£o do sistema no √Ęmbito do DF, respons√°vel por treinar servidores e iniciar o processo em todo o governo. S√≥ com o apoio de comit√™s de implementa√ß√£o e de unidades setoriais de gest√£o de cada √≥rg√£o foi poss√≠vel antecipar em 18 meses a virada total dos processos f√≠sicos para o 100% eletr√īnico, antes prevista para dezembro de 2019. Desde 2016, cerca de 3,4 mil servidores foram capacitados no uso da ferramenta. Atualmente s√£o 92 comit√™s descentralizados atuando em seus √≥rg√£os, que gerenciam a movimenta√ß√£o das informa√ß√Ķes no sistema. EDI√á√ÉO: MARINA MERCANTE
Reportagem: MARCELO NANTES, DA AG√äNCIA BRAS√ćLIA
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