Rádio Alternativa FM - Planaltina/DF
Publicidade
Publicidade
Planaltina/DF
Min.
Máx.
Agentes de saúde visitam escolas para ensinar estudantes a combater o Aedes Aegypit
04/04/2019

Projeto Multiplicador Mirim orienta alunos a ter consciência e evitar nascimento do mosquito. Nesta semana, os agentes levam seus ensinamentos para a Escola Classe 405 Norte

Projeto Multiplicador Mirim leva ensinamentos sobre o mosquito Aedes Aegypti para as salas de aula. 

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Todo o cuidado no combate ao mosquito Aedes Aegypti é pouco. E quanto mais cedo as pessoas tiverem acesso à informação, melhor. É por isso que os agentes de saúde levam os seus ensinamentos para dentro das salas de aula. O projeto Multiplicador Mirim por exemplo, visita, nesta semana, a Escola Classe 405 Norte com o objetivo de fazer os alunos se tornarem fiscalizadores do Aedes Aegypti. Por meio de palestras e vídeos a ideia é que os estudantes aprendam e dividam o seu conhecimento dentro de suas casas e no seu convívio social.

“Selecionamos alguns alunos para serem multiplicadores do projeto e realizamos uma palestra. Em seguida, exibimos um vídeo explicativo sobre o mosquito e seu ciclo de vida. Logo após, eles realizam uma atividade onde desenvolvem maquetes, cartazes, redações e, também, fazem colagens. Por fim, eles apresentam os seus trabalhos no auditório para mais de 100 alunos”, conta a agente de saúde que participa do projeto Multiplicador Mirim, Celi Luiza.

Check list
Além disso, as crianças levam para casa o “check list”. Trata-se de um folheto no qual eles denunciam se em suas casas ou na vizinhança tem água parada, caixa de água destampada, garrafas vazias ou vasos de plantas sem areia. Com isso, as crianças alertam os adultos e denunciam irregularidades para os agentes de saúde.

“Eu acho muito interessante o projeto, pois as pessoas têm que parar de matar outras pessoas pelo simples fato de não serem cuidadosas e deixar água parada em suas casas. Ontem, eu cheguei em casa e ensinei para a minha mãe que o certo é falarmos mosquito Aedes Aegypti, e não mosquito da dengue. A dengue é uma doença que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti”, conta uma das alunas da Escola Classe 405 Norte, de apenas 11 anos, que cursa a quinta série B.

O projeto Multiplicador Mirim abrange alunos do ensino básico, fundamental e médio, e usa a metodologia adequada para cada idade. Os diretores que tiverem o interesse em levar o projeto para suas escolas devem enviar um e-mail para o endereço educacaodival@gmail.com.

Reportagem: DANIELA BRITO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
21:00 as 21:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Ed. Plaza Shopping - SCC Qd. 01, Bloco D - Planaltina/DF
Fale Com Diretor
(61) 9209-9313
Horário de atendimento
08:00 AS 18:00 HS